06 3815 7977 info@liciaonodera.com

Sua missão¨O mercador da morte está morto.¨ – noticiou um jornal francês no ano de 1.888.

Alfred Nobel era um químico, engenheiro e fabricante de armas, de nacionalidade sueca. Entre as 350 patentes registradas em seu nome, estava o explosivo conhecido como dinamite. E apesar de tê-la criado para aplicações mais úteis, como ferramenta para facilitar o trabalho em construções e minerações, acabou sendo utilizada em larga escala em guerras e conflitos, resultando na morte de incontáveis vidas.

Quando leu seu próprio obituário que havia sido erroneamente publicado, pois quem havia falecido era seu irmão Ludvig, provavelmente tenha ficado chocado e desapontado com a forma como seria lembrado e isso fez com que ele tomasse a decisão de deixar um legado diferente.

Oito anos mais tarde, na ocasião de seu falecimento real, deixou a maior parte de seu patrimônio destinada, em seu testamento, para a instituição de uma fundação que possuía o objetivo de premiar aqueles que servissem ao bem da humanidade – mais propriamente nos campos da física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz.

Essa foi a origem da criação do Prêmio Nobel.

E você, como gostaria de ser lembrado?Sua missão 2

A morte é a única certeza inexorável que possuímos desde que nascemos.

No entanto, não gostamos de pensar nisso.
Mas só por um instante, suponhamos que seu dia finalmente tenha chegado e que São Pedro tenha te chamado para o lado de lá.

O que gostaria de ler em seu obituário? Como gostaria que as pessoas se lembrassem de você? Quem iria ao seu velório e o que seria agradável ouvir dessas pessoas?

Esse exercício parece bastante mórbido e para alguns, causa muita comoção. Entretanto, é muito forte e revelador. Pode trazer à tona reafirmação ou um novo olhar, exigindo um redirecionamento em nossos projetos de vida.

Hoje, a principal associação que fazemos ao nome de Alfred Nobel refere-se à premiação e não à criação da dinamite. Assim, concluímos que seu intento foi atingido, ou seja, seu legado foi modificado.

Portanto, a nossa missão se tornará o nosso legado, aquilo pelo qual seremos lembrados e associados. Qual é a bússola que você utiliza para tomar decisões quando em dúvida sobre o que é certo ou errado?

E falando em morte, gostaria de finalizar com citações aplicáveis ao assunto de dois expoentes de nosso tempo que já estão do lado de lá:

 

Sua missão 3¨Temos a responsabilidade e a capacidade de usar nossa imaginação e criatividade para escrever novos enredos mais eficazes, compatíveis com nossos valores mais profundos e como princípios corretos que conferem significados a eles¨- in Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Stephen Covey (1932-2012), 7ª miniedição, Rio de Janeiro, 2011, editora Best Seller, p. 34.

Sua missão 1¨Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim¨- Chico Xavier (1910-2002).