06 3815 7977 info@liciaonodera.com

Medo

Algumas vezes nos deparamos com pessoas extremamente seguras e focadas que parecem nunca ter dúvidas, semelhantes a locomotivas que só andam para frente e em velocidade máxima.

De onde vem a força motriz que faz essas pessoas tirarem os planos do papel e continuarem a agir em direção a um objetivo independente de qualquer adversidade?

Ter motivação não é difícil, creio que o desafio seja conseguir manter essa motivação, resistindo às dificuldades e obstáculos que podem surgir. Que obstáculos? – diriam essas pessoas – são apenas pequenos percalços. Thomas Edison, o inventor da lâmpada, disse que não tinha falhado, apenas encontrado 10 mil soluções que não davam certo.

Em muitos casos, o medo sobrepõe qualquer motivação, produzindo um efeito paralisante nos impedindo de agir, de ousar, de arriscar. Entretanto, muitas vezes esse risco só está em nossas mentes. Às vezes fazemos associações com experiências passadas, gerando uma crença ¨amedrontante¨.

De onde vem o medo?
O medo pode vir do desconhecido, de perder o controle, de sair da zona de conforto, de perder a segurança. Como lidar com o medo?
O medo possui a sua utilidade e deriva do nosso instinto de autopreservação, ele nos impede de praticar atos que poderiam implicar lesão à nossa integridade física ou até mesmo ocasionar a nossa morte.

Como superar o medo?
Todas as vezes que você encontrar uma situação que te inspire medo, te convido para uma reflexão: o que de pior pode acontecer se tudo der errado?
Na maioria das vezes, o risco compensa e nenhuma conseqüência terrível irá advir, mas se você não dominar o seu medo, ele irá te dominar e suas grandes conquistas podem jamais sair do papel.

Você tem medo do que?

Não deixe de assistir a esse excelente vídeo sobre encarar os medos (a maioria dos riscos são imaginários):
http://youtu.be/PkkObzJmrzk